• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Cheque especial tem juros mais alto em cinco anos

Fonte: Diário do Comércio
Agência Estado Tomar dinheiro emprestado em linhas de crédito pessoal e cheque especial ficou mais caro em novembro em alguns dos principais bancos do país, segundo pesquisa da Fundação Procon-SP divulgada nesta quinta-feira (13). De acordo com levantamento, a taxa média dos bancos pesquisados para empréstimo pessoal subiu de 6,04% ao mês em outubro para 6,15% ao mês. No cheque especial, as taxas passaram em média de 8,96% ao mês para 9,24% ao mês, a maior taxa desde julho de 2003 (9,27%). Segundo a Fundação Procon-SP, que pesquisou preços de dez bancos do Brasil, cinco elevaram o custo do empréstimo pessoal: Bradesco (de 5,47% para 5,99% a.m), Itaú (de 6,89% para 7,09% a.m), Real (de 7,95% para 8,15% a.m), Santander (de 5,90% para 6,00% a.m) e HSBC (de 4,82% para 4,85% a.m). Já no cheque especial, a elevação ocorreu em seis instituições: Bradesco (8,05% para 8,64% a.m), Real (9,28% para 9,85% a.m), Safra (11,79% para 12,30% a.m), HSBC (8,91% para 9,25% a.m), Unibanco (8,39% para 8,59% a.m) e Itaú (de 8,75% para 8,95% a.m.). O encarecimento das taxas de crédito é um dos principais efeitos da crise no Brasil. “Não há dúvidas de que para o tomador de crédito, a situação piorou muito. As instituições financeiras decidiram apertar o crédito e as taxas de juros voltaram a subir de maneira expressiva. Se antes o cheque especial já era uma linha de crédito muito cara, agora se torna impraticável”, afirma comunicado da entidade, que recomenda cautela aos consumidores. O BC tem tomado uma série de medidas para injetar mais dinheiro no mercado e combater a escassez de crédito, como a nova mudança nas regras do compulsório anunciada nesta quinta.