• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Consumidor está mais cauteloso, revela pesquisa

Na série histórica, esse foi o menor percentual em um segundo trimestre desde 2004

Mais da metade (53,2%) dos paulistanos entrevistados para a pesquisa trimestral de sondagem na intenção de compra do Provar (Programa de Administração do Varejo), da fia (Fundação Instituto de Administração), manifestaram o desejo de adquirir bens duráveis no período de abril a junho deste ano.

Esse universo é superior ao apurado no primeiro trimestre (49,6%), mas indica uma queda de 6 pontos percentuais em comparação a igual período do ano passado (59,2%).

Na série histórica iniciada em 1999, esse foi o menor percentual em um segundo trimestre desde 2004, quando 45,1% dos consumidores consultados na cidade de São Paulo tinham declarado a intenção de compra.

A enquete é feita com 500 consumidores que informam tanto o valor que acreditam que devam gastar quanto o tipo de produto desejam adquirir nos seguintes setores: eletroeletrônicos, informática, cama, mesa e banho, cine e foto, móveis, telefonia e celulares, material de construção, linha branca, vestuário e calçados, automóveis e motos, imóveis, eletroportáteis e viagens e turismo. Também é perguntado sobre a utilização de crédito.

O segmento mais apontado foi o de vestuário e calçados (21%), seguido pelo de telefonia e celulares (11,8%) e viagens e turismo (10,6%). Em quarta colocação está o setor de eletroeletrônicos (9%), que inclui os televisores  — um bem de consumo que sempre tem maior atratividade em ano de eventos como o da Copa do Mundo.

Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do Provar/Fia, o resultado é “preocupante”: além da Copa do Mundo, o segundo trimestre tem datas expressivas para o comércio como o Dia das Mães e Dia dos Namorados.

A intenção de compras por meio da internet também revela maior cautela passou de 88,3%, no primeiro trimestre para 85,3%, porém excede o total encontrado no mesmo período de 2013 (76,5%).