• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Os documentos que toda empresa de internet deve ter

Conectado: com a massificação da internet, muitos se perguntam como formalizar o seu negócio e entrar no mundo digital

Quais os documentos necessários para abrir uma empresa que opera pela internet?
Ricardo Flores Oliveira é especialista em finanças e gestão empresarial

Muitos empreendedores têm essa dúvida: “Quais são os documentos necessários para abrir uma empresa?”. Com a massificação da internet nas transações de compras e vendas, muitos se perguntam como formalizar o seu negócio e entrar no mundo digital.

Relacionamos abaixo os principais passos que os empreendedores devem observar para abrir uma empresa:

1. Junta Comercial

Cada estado tem sua Junta Comercial e elas possuem procedimentos similares. O empreendedor deve realizar uma busca prévia do nome da sua empresa antes de levar o contrato social para registro.

Isso certifica que não existe um empreendimento já registrado com nome igual ou semelhante ao escolhido, o que obrigaria a ter de mudar de nome depois de iniciado o procedimento de registro.

2. Órgãos e entidades governamentais

Algumas empresas necessitam de autorização de órgãos ou entidades governamentais para funcionar - como, por exemplo, bancos comerciais, cooperativas de crédito e empresas estrangeiras. Informe-se se sua atividade necessita dessa autorização.

3. Secretaria da Receita Federal do Brasil

A maioria das Juntas Comerciais possui convênio com a Secretaria da Receita Federal do Brasil para a emissão do Cartão Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

4. Secretaria de Fazenda do Estado

Se o seu negócio, seja de atividade industrial ou comercial, for contribuinte do ICMS, o empreendedor deve realizar a formalização do registro na Secretaria de Fazenda do seu estado após a efetivação do registro do contrato na Junta Comercial e na Secretaria da Receita Federal.

5. Prefeitura Municipal

Se sua atividade for prestação de serviços, é necessária a Inscrição Municipal para o exercício da atividade econômica. Importante lembrar que todas as empresas precisam do Alvará de Funcionamento, que estipula as normas de funcionamento. Uma vez obtido o alvará, provisório ou definitivo, a empresa está apta a iniciar as atividades.

6. Previdência Social

Mesmo se a empresa não possuir funcionários, deve ser solicitada a inscrição junto à Previdência Social. O representante legal deve comparecer à Agência da Previdência da região onde a empresa está sediada e providenciar a inscrição.

7. Notas fiscais (Indústria/Comércio/Prestação de serviços)

Se sua empresa se dedicar à atividade industrial ou comercial, deve ser solicitada junto à Secretaria de Fazenda Estadual a autorização para impressão das notas fiscais e a autenticação de livros fiscais. No caso de prestação de serviços, tal autorização deve ser solicitada à Prefeitura Municipal.

8. Domínio (endereço eletrônico e e-mail)

Para as empresas que operam pela internet, é importante que a mesma escolha e registre um domínio para iniciar suas operações no mundo virtual.

Para registrar um domínio, é necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica – Instituições que possuam CNPJ – ou pessoa física – CPF – e possuir um contato em território nacional.

A divulgação de domínios na internet fica a cargo das entidades registradoras que se utilizam do protocolo hierárquico DNS para publicar as informações.

Não se esqueça: os profissionais de contabilidade têm muita experiência nesse procedimento e podem auxiliar na preparação e no processo de abertura da sua empresa.