• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Como livrar sua empresa de dívidas

Pequenas e médias empresas, eleições. A máxima de que é preciso investir dinheiro para fazer dinheiro pode até ser verdadeira em alguns casos.

Pequenas e médias empresas, eleições. A máxima de que é preciso investir dinheiro para fazer dinheiro pode até ser verdadeira em alguns casos. Porém, no caso de uma empresa isto nem sempre é verdade, visto que certos gastos, associados ao fato de recorrer a créditos empresariais podem acarretar em dívidas e juros cada vez maiores para o seu negócio. Diante disto, há uma série de medidas que devem ser tomadas para evitar o acúmulo de contas, e se isso acontecer, sana-las adequadamente.

Avalie os motivos do surgimento de suas dívidas

O primeiro passo para resolver este problema é descobrir quais foram os principais motivos que contribuíram com o acréscimo de contas de sua empresa. Estes podem estar relacionados a erros logísticos como abrir um negócio sem capital de giro e comprar incorretamente certos produtos, ou isto pode ainda ser culpa de terceiros, sócios ou empregados. Tendo em mente onde foi que os erros começaram a acontecer fica muito mais fácil corrigi-los e evitar que eles se repitam. Muitos empresários já passaram por isto e conseguiram resolver o problema de maneira empreendedora por meio de um planejamento adequado.

Endividado? Encontre estratégias para negociar as contas

Existem várias alternativas que permitem a renegociação de dívidas de acordo com suas possibilidades. Informe-se sobre as leis que garantem um parcelamento de contas mais flexível e converse com seus credores. Estude sua realidade financeira e proponha um parcelamento do que se deve com base nos ganhos mensais de sua empresa. Veja se estes ganhos são capazes de saldar contas atrasadas, cobrir despesas operacionais e gerar lucros.

Outra possibilidade é arrecadar recursos de maneira alternativa. Mesmo sendo uma decisão difícil, em alguns casos o melhor a ser feito é abdicar temporariamente de seu negócio para levantar fundos em outra área de atuação profissional. Com o tempo, é possível repensar suas prioridades e iniciar novamente no mundo empresarial com sucesso. Não se esqueça de que é necessário desenvolver um perfil empreendedor para prosperar nos negócios, o que envolve diplomacia, talento para transações comerciais e para gerar mais receita do que despesas.

Faça sua empresa prosperar para evitar o excesso de despesas

Dívidas – Pode parecer redundante, mas cumprir esta regra básica não é fácil. Pense passo a passo todos os investimentos que serão feitos pelo seu negócio, sem desembolsar mais do que permitir o orçamento. Se for preciso pedir um crédito empresarial, planeje como este irá ser pago, sem esquecer de que é preciso calcular os juros que este débito vai gerar. No caso de estar recuperando financeiramente sua empresa com o pagamento de contas atrasadas, mantenha o controle de tudo o que for desembolsado, evitando novas dívidas após se restabelecer.

Além de seguir estas dicas, é imprescindível usar o bom senso para evitar que os gastos saiam do controle, e se isso acontecer, reequilibrar seu negócio. Estudar todas as possibilidades que implicam em manter um negócio e avaliar se o esforço e a aplicação monetária a ele atribuídos são as principais ações para conquistar o sucesso.