• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Empreendedores devem ficar atentos ao aumento da Selic

Decisão do Copom deixa crédito mais caro e empreendedores devem fazer boa gestão financeira para pagar futuras parcelas

Os donos de pequenos negócios que recorreram ao crédito ou que pretendem fazê-lo devem ficar atentos às movimentações macroeconômicas, como o aumento da Selic, realizada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, alerta o Sebrae. Na última reunião do colegiado, a taxa passou de 4,25% para 5,25%. Além disso é possível que, em setembro, a Selic cresça mais um ponto percentual, o que irá impactar nos empréstimos atrelados a esse índice.

O analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Giovanni Beviláqua alerta que as parcelas dos empréstimos obtidos no Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) também ficarão mais caros. "É possível que os empreendedores ainda não estejam percebendo esse impacto sobre o aumento das parcelas de pagamento devido às operações ainda estarem no período de carência, mas é importante lembrar que isso significa somente que, no período de carência, não há o pagamento das parcelas, mas o saldo devedor está sendo corrigido pela taxa de juros contratada, no caso do Pronampe, a Taxa Selic vigente mais 6% ao ano", destaca o analista. Ele recomenda que aqueles que recorreram ao programa tenham um controle muito atento ao saldo devedor.

Apesar do contexto negativo, Giovanni ressalta que, mesmo com o aumento da Selic, o Pronampe continua sendo uma das melhores opções para os donos de pequenos negócios. "Haverá um impacto no valor das parcelas das operações; mas, mesmo com a alta da Selic e com o programa sendo atrelado a essa taxa mais 6% ao ano, os juros ainda são menores do que os cobrados em média no mercado financeiro, que giram em torno de 30% ao ano para os pequenos negócios. Ou seja, continua sendo uma das melhores opções de crédito", ressalta o analista.

Segundo ele, os empreendedores devem acompanhar com atenção a sua gestão financeira e, caso necessário, solicitar aos bancos o saldo devedor dessas operações de crédito e acompanhar a evolução. "Essa é uma parte muito importante do controle financeiro. Mesmo que você não esteja pagando o empréstimo no momento, você deve colocar isso no fluxo de caixa para avaliar o pagamento das parcelas de todo o período do contrato", ressalta Beviláqua. Ele também recomenda que se o empreendedor tiver um respiro, vale a pena avaliar se compensa antecipar o pagamento. "A minha dica para os empreendedores enfrentarem esse aumento é: atenção ao fluxo de caixa e uma boa gestão financeira. Além disso, o acompanhamento dos indicadores e movimentações macroeconômicas devem sempre estar no radar para aprimorar a gestão dos negócios", finaliza.