• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Ferramentas para evitar assédio dentro da empresa

Um ambiente “não-tóxico” gera mais engajamento e atrai os melhores talentos para aderir ao projeto organizacional.

Assédio no ambiente de trabalho é um tema sensível. Mas, precisamos falar sobre isso, primeiro, porque é crime e uma organização que aceita esse comportamento fere pontos importantes da legislação e respeito ao outro. Segundo, porque é melhor criar um ambiente positivo e confiável e uma cultura transparente. Um ambiente “não-tóxico” gera mais engajamento e atrai os melhores talentos para aderir ao projeto organizacional.

Segundo Renato Santos, sócio da S2 Consultoria, empresa especializada em prevenir e tratar atos de fraude e assédio nas organizações, o primeiro passo é criar um ambiente positivo e de confiança. Depois, criar ferramentas para garantir um espaço de trabalho seguro para todos os funcionários. Confira as dicas do especialista a seguir:

Crie um canal de denúncia

O canal de denúncias é uma das ações mais rápidas de implementar. No entanto, é preciso que a empresa tenha esse processo bem planejado. Afinal, sempre que houver uma denúncia, é necessário ter as habilidades necessárias para investigar o caso e seguir os procedimentos de forma sigilosa.

Ao mesmo tempo, o colaborador precisa ter a segurança de que a denúncia será apurada, caso contrário, pode se sentir menosprezado e sair da empresa — inclusive, dando início a uma reclamatória trabalhista.

Promova treinamentos constantes para a equipe

Não basta apenas inserir um cartaz informativo sobre o canal de denúncias ou sobre as boas práticas para evitar o assédio dentro da empresa. É preciso criar uma cultura ética e deixar esse tipo de assunto sempre em evidência.

Uma ideia interessante é promover treinamentos constantes para a equipe, sendo uma ótima oportunidade para falar sobre os impactos do assédio sexual e moral dentro da organização. Além disso, é possível tirar as dúvidas, conscientizar os colaboradores sobre os valores da empresa e muito mais.

Aplicar e acompanhar código de ética

Ter um bom código de ética é essencial para que os colaboradores tenham, por escrito, todas as informações que precisam sobre a melhor conduta dentro da empresa. No entanto, é preciso que essas regras não fiquem apenas no papel.

A empresa precisa sempre ficar atenta para mostrar a todos que o assédio não é uma ação tolerada. Da mesma maneira, precisa educar os colaboradores e conscientizá-los de que haverá consequências para quem não cumprir as regras impostas pela organização.

Tenha um ótimo processo de recrutamento

O processo de recrutamento e seleção é muito importante para identificar se os valores dos candidatos são condizentes com o que a empresa precisa. Afinal, sabemos que diversos funcionários são demitidos porque o seu comportamento não foi avaliado antes da sua contratação.

Por isso, é fundamental ter um excelente processo para ter a certeza de que o colaborador realmente vai se encaixar dentro da empresa. Além de melhorar o fluxo organizacional, isso evita situações embaraçosas, constrangedoras e graves — como é o caso do assédio.