• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Especialistas defendem uso de tecnologias para melhorar mobilidade urbana de cegos Fonte: Agência Câmara de Notícias

Tema foi discutido em audiência pública promovida por duas comissões da Câmara

Especialistas defenderam o uso de tecnologias para facilitar a mobilidade das pessoas com deficiência visual nas cidades. O tema foi discutido nesta segunda-feira (6), na Câmara dos Deputados, em audiência pública das comissões de Legislação Participativa; e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

A advogada Emmanuelle Garrido Alkmin afirmou que os estatutos da Pessoa com Deficiência e da Cidade devem ser atualizados e levar em conta as possibilidades tecnológicas que já facilitam a vida das pessoas cegas ou com limitação visual em outros países – é o conceito de smart city ou cidade inteligente.

“Nós precisamos do uso da tecnologia a serviço da remoção de barreiras, o que é possível hoje em dia. Há aplicativos que dizem onde está seu ônibus, que leem QR codes, então por que as prefeituras não trabalham com QR codes nas placas de rua e nas indicações dos centros urbanos?”, indagou.

Entre as barreiras que os deficientes visuais encontram, as mais citadas pelos convidados da audiência foram as más condições das calçadas, a falta de semáforos sonoros e as dificuldades de localização em lugares públicos nas cidades.

A deputada Erika Kokay (PT-DF), que propôs o debate em conjunto com deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Waldenor Pereira (PT-BA), concordou com a ideia de construir uma legislação que englobe as possibilidades tecnológicas disponíveis atualmente.

“Aqui já foi dito por várias pessoas a necessidade de termos uma cidade inteligente, para que você possa realmente, por meio de aplicativo e do desenvolvimento tecnológico da acessibilidade tecnológica, assegurar a acessibilidade”, comentou.

Reflexão
Para o consultor em acessibilidade e audiodescrição, membro da Rede Brasil de Turismo Acessível, Ednilson Sacramento é também necessário mudar a forma como a coletividade se refere às pessoas com deficiência.

“A sociedade colabora quando não nos trata com compaixão, com piedade, como coitadinhos. Quer matar socialmente uma pessoa com deficiência? Chame-a de 'coitadinho', demonstre a sua pena, demonstre a sua compaixão. Essas palavras estão banidas do nosso vocabulário, e a sociedade precisa varrê-las também”, declarou.