• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Um olhar mais estratégico nas finanças das empresas

Focadas no planejamento financeiro a médio e longo prazo, companhias deixam passar possíveis brechas nas despesas de curto prazo Um olhar mais estratégico nas finanças das empresas

Autor: Marcelo FerrazFonte: DC - Diário do Comércio

A cena é tradicional nas companhias brasileiras: durante os meses de novembro e dezembro, realizam-se as reuniões para a previsão orçamentária das diversas áreas para o decorrer do próximo ano.

No entanto, as perdas financeiras provocadas pela pandemia da Covid-19 têm gerado um “efeito onda” nas finanças com um impacto que perdura inclusive e principalmente no cenário atual. Ignorando isso, agora no primeiro quadrimestre do ano, diversos negócios amargam perdas de orçamento para projetos estratégicos e até mesmo manutenção de equipes fundamentais.

É importante lembrar que, a partir de 2020, vivemos num cenário totalmente atípico. A visão geral do planejamento a médio-longo prazo não consegue mais garantir a perenidade da verba de projetos. As perdas financeiras com a Covid-19 também impactaram diversas despesas periféricas, normalmente não detectadas “a olho nu”.

Por isso, a importância cada vez maior de colocar uma lupa nas despesas de curto prazo. Elas não são mais meramente operacionais: elas são estratégicas.

A gestão das contas de curto prazo identifica, de forma imediata, os excedentes e déficits, o que permite avaliar a melhor maneira de distribuí-los ou cobri-los.

O “efeito onda” criado pelas perdas financeiras da Covid-19 não se mostra em meses: ele se mostra no hoje. Por isso, a gestão do fluxo de caixa tem cada vez mais perdido seu aspecto meramente operacional, de dia a dia, para ganhar contornos estratégicos na gestão contábil das companhias.

Não é à toa que investimentos em tecnologia se consolidaram como prioridade para os CFOs (Chief Financial Officer) com a pandemia da Covid-19, diante da necessidade deum maior foco na segurança, compliance e risco, e de tomada rápida de decisões.

Segundo a pesquisa "2021 CFO Peer Insights: Digital Transformation and IT Spending Priorities", da Rimini Street, 80% dos executivos de finanças colocaram a transformação digital na lista das cinco prioridades da corporação.

Na avaliação de 95% dos CFOs, aliás, os investimentos em tecnologia são vitais para a recuperação dos negócios diante da crise provocada pela pandemia.

O levantamento ouviu 1.572 executivos e líderes financeiros, de empresas com pelo menos US$ 200 milhões em receita anual, em 13 países, incluindo Estados Unidos, Brasil, Alemanha e Japão.

No caso da contabilidade, ganha força o uso de plataformas de gestão de desempenho corporativo (CPM), que podem dar uma previsibilidade financeira de curto, médio e longo prazo, oferecendo aos profissionais das áreas financeiras uma administração assertiva e precisa dos recursos da empresa, sem pontos cegos.

Entre as principais funcionalidades estão: automatização de demonstrações financeiras; análise de
inconsistências; planejamento/modelagem de cenários e riscos; consolidação contábil; reportes financeiros; revisão de dados e criação de dashboards de monitoramentos dos indicadores-chave da empresa.

Essas ferramentas permitem elaborar as demonstrações gerenciais necessárias para as análises que auxiliam as empresas a atingirem seus objetivos financeiros. Diante da necessidade de uma resposta rápida aos impactos causados pela pandemia, uma das vantagens das plataformas tecnológicas é a geração de relatórios de demonstrações financeiras em apenas segundos ao automatizar processos manuais.

Observamos que tem sido recorrente a suspensão de projetos e até mesmo cortes de equipes por falta de visão de curto-médio prazo das verbas provisionadas nas companhias. O acompanhamento dos fluxos de curto prazo evita esse tipo de surpresa e ajuda a fazer o elo com a previsão orçamentária de longo prazo.

Portanto, investir em tecnologias que cumpram esse papel não significa apenas dar agilidade a processos. É também ir além do simples reporte operacional e transformar de fato a gestão contábil em um recurso estratégico valioso para a manutenção e a expansão dos negócios.