• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Plano estratégico para todos

É preciso pensar numa boa conexão entre os níveis estratégico, tático e operacional

O Plano Estratégico define uma direção para organização, ou seja, ajuda a posicionar a empresa perante os seus clientes e competidores, por isso precisa ser elaborado com atenção e dedicação para que tenha qualidade. Quero ajudar você, pequeno e/ou médio empreendedor, a compreender a importância de estruturar o seu negócio com vistas ao futuro saudável da empresa, mas não só isso, trarei uma sequência de pequenos estudos para te ajudar no trabalho de elaboração de um bom Plano Estratégico.

Toda empresa é um sistema vivo e dinâmico e um fator chave de sucesso está na excelência da interdependência de suas áreas. É preciso pensar numa boa conexão entre os níveis estratégico, tático e operacional. Para entendermos melhor sobre estes níveis da organização, apresento a seguir uma visão estruturada de suas atribuições:

O NÍVEL ESTRATÉGICO

Tem seu foco na visão futura do Negócio, isto é, no planejamento e nas decisões a serem tomadas, sobretudo com visão à longo prazo. Trabalha com ‘objetivos macro’, que englobam o todo da organização e busca orientação externa, por exemplo, através de consultoria.

O NÍVEL TÁTICO

Diferente do nível estratégico, tem seu foco específico na visão da empresa e trabalha com objetivos à médio prazo. Trabalha sob o objetivo principal de implementar a estratégia e, para tal, recebe orientações internas.

O NÍVEL OPERACIONAL

É o nível responsável por fazer as coisas acontecerem, sua visão está focada na área específica de atuação e seus objetivos são à curto prazo. Seus objetivos são tarefas rotineiras e por isso tem orientações internas específicas.

Assim podemos destacar que: A estratégia define “o que” fazer; O tático, traduzindo este o “o que”, define o “como” fazer e; finalmente o operacional executa este “como”. Compreendendo isto, percebemos que independentemente do tamanho do negócio, o empreendedor, deve ter seu foco nos três níveis da organização, para que as coisas aconteçam de forma que os resultados sejam atingidos de forma sustentável.