• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Com Pacto, grandes empresas usam Índice ESG de Equidade Racial

Pacto da Equidade Racial tem adesão de 15 novas grandes empresas que utilizam índice de referência para combater a desigualdade racial

O Pacto de Promoção da Equidade Racial tem quinze novas empresas parceiras: Movile, Movile Pay, Play Kids, Afterverse, Ifood, Sympla, Zoop-, Ambev, Banco Fibra, Cesar, Gerdau, Senai, Sesi, Suzano e Vivo.

“A adesão de todas essas companhias ao Pacto é um marco na nossa história e nos enche de esperança em relação ao futuro. Pela primeira vez, estas grandes empresas brasileiras irão utilizar o Protocolo ESG Racial para mensurar e combater o racismo e a desigualdade”, diz Gilberto Costa, diretor executivo do Pacto.

exameSegundo a Superintendente Executiva da Área de Pessoas do Banco Fibra, Maria Inês Pastori, essa é uma iniciativa que faz parte do Plano de Ação ESG 2022 e da estratégia para aumentar a diversidade e a inclusão no banco. “Ter ações afirmativas que reforçam nossa vocação de ser uma empresa multirracial, geram orgulho e fortalecem a nossa cultura organizacional”.

Já a Ambev criou um comitê de especialistas externos, em 2020, para tratar exclusivamente a equidade racial e assumiu um compromisso público dentro desta jornada, que envolve objetivos de representatividade negra em contratações e promoções, conscientização interna e ações para fomentar a diversidade e inclusão no seu ecossistema de parceiros.

“De lá para cá avançamos em todas essas frentes, mas sabemos que ainda há muito a ser feito. Por isso, aderimos ao Protocolo ESG Racial, para nos ajudar a mensurar o que já fizemos, como estamos e como ainda podemos avançar para promover a equidade racial dentro e fora da Ambev”, diz Carla Crippa, vice-presidente de relações com a sociedade da Ambev.

Para a Suzano, aderir ao Pacto é mais uma maneira de avançar em sua agenda de equidade racial. “Assumimos o compromisso de atingir 30% de pessoas negras em cargos de liderança sênior até 2025 e poder contar com novas ferramentas e trocas de experiências será um diferencial para obtermos sucesso nessa jornada. O futuro é agora e temos que agir com cada vez mais contundência", afirma Marcelo Bacci, que além de CFO é "patrocinador" do Grupo de Afinidade (GA) de Pessoas Negras da Suzano.

Já a Movile foi uma das primeiras empresas a assinar o Pacto de Promoção da Equidade Racial e, segundo seu CEO, Patrick Hruby, a experiência tem sido de muito aprendizado e responsabilidade. “Sermos os primeiros, nos permite aprender e, ao mesmo tempo, apoiar o Pacto para juntos estimularmos outras empresas, além de criar oportunidades para o avanço da diversidade e inclusão racial nas organizações”, ressalta Hruby.

O Pacto de Promoção da Equidade Racial

O Pacto é uma iniciativa apolítica, com o objetivo de somar esforços com outras iniciativas e organizações em prol da redução da desigualdade racial. Estimula e propõe relações éticas saudáveis entre as empresas e os empreendedores, seja através de ações afirmativas e /ou investimento social privado pautado na melhoria da qualidade da educação pública e a formação de profissionais e negros.

“A missão da associação é unir forças com as empresas, instituições e a sociedade civil para desmantelar o racismo estrutural brasileiro, promover equidade racial e a diversidade, além de contribuir para a transformação da história do nosso país”, afirma a CEO do Instituto Feira Preta/Pretahub, Adriana Barbosa.

Recentemente, a Associação Pacto da Equidade Racial lançou também o Índice ESG de Equidade Racial Setorial. A metodologia foi desenvolvida para estabelecer um parâmetro para cada segmento da economia nacional e servir como referência para as empresas que desejam combater a desigualdade racial.

O índice dá uma diretriz para que as empresas possam estabelecer suas próprias metas de desenvolvimento e perseguir seus objetivos, com o suporte do Pacto. Traz referências para as companhias, além de ser um instrumento extremamente inédito. “É mais uma ferramenta disponível para auxiliar as empresas nessa jornada que é o combate ao racismo, por meio de estatísticas”, conclui Gilberto Costa