• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Os impostos nossos de cada dia

Não é nenhuma novidade para as pessoas físicas e jurídicas, e muito menos para os profissionais da Contabilidade, a gama de tributos federais, estaduais e municipais que todos os cidadãos são submetidos todos os dias.

Não é nenhuma novidade para as pessoas físicas e jurídicas, e muito menos para os profissionais da Contabilidade, a gama de tributos federais, estaduais e municipais que todos os cidadãos são submetidos todos os dias.

Por aqui, o trabalho é tão árduo que as empresas brasileiras gastam entre 1.483 e 1.501 horas por ano para preparar, declarar e pagar impostos. E esse número é maior do que qualquer outro país do mundo, conforme especificou o relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021, produzido pelo Banco Mundial a pedido da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Por sua vez, o relatório “Estatísticas Tributárias na América Latina e Caribe 2021” aponta que a carga tributária brasileira equivale a 33,1% do Produto Interno Bruto – PIB, só ficando atrás da de Cuba (42%). Esse fator encarece os produtos nacionais e importados, desestimula os investimentos, dificulta o acesso a créditos e linhas de financiamento e abre as portas para a ilegalidade.

Entre essa pesada e onerosa carga tributária, há, no País, impostos federais, estaduais e municipais, além de taxas e contribuições. Mas, antes de entrar na especificação desses tributos, propriamente ditos, vamos se atentar sobre o que significa cada termo.

Imposto é um encargo financeiro presente em todo tipo de bem de consumo, renda e patrimônio. Todas as pessoas são sujeitas a diversos impostos, cobrados de forma direta ou indireta, das três esferas de poder, desde a compra do pão e do leite, passando pela conta de energia elétrica até a tão sonhada casa própria. Já as contribuições estão relacionadas à prestação de serviço público e devem ser pagas na taxa de iluminação pública, por exemplo, ou para a companhia de água e esgoto. As contribuições têm muitas semelhanças com os impostos e com as taxas, visto que têm uma destinação específica. Porém, sua principal diferença é que o valor a ser cobrado é moldado de acordo com a renda do contribuinte.

Para ajudar as empresas a compreender mais sobre esses tributos, o Portal Dedução traçou um guia com os principais impostos e contribuições do País. Confira:

Os impostos federais são:

– Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF: todos os anos, as pessoas físicas devem prestar contas à Receita Federal, declarando seus rendimentos e bens, pagando o imposto devido, de acordo com as normas do Regulamento do Imposto de Renda. São tributáveis pelo IRPF os rendimentos, como salários, benefícios e remuneração por serviços prestados; ganhos de capital, juros e outras rendas, por exemplo aluguéis e direitos autorais; ou proventos – aposentadoria.

– Imposto sobre Operações Financeiras – IOF: ao contrário dos tributos fiscais, cujo propósito é arrecadar dinheiro para os cofres públicos, o IOF tem um fim extrafiscal de regulação do mercado, incidindo sobre a circulação e a produção. Seu fato gerador está previsto no artigo 63 do Código Tributário Nacional, que dispõe, que o imposto recai sobre operações de crédito, câmbio e seguro, e sobre operações relativas a títulos e valores mobiliários.

– Imposto de Importação – II: seu fato gerador ocorre quando da entrada de produtos estrangeiros no território nacional. Hoje a alíquota de produtos importados é de 60% do valor total da compra.

– Imposto de Exportação – IE: recai toda vez que há saída de produtos nacionais para o exterior. O contribuinte do imposto é o exportador, ou quem a ele a lei equiparar.

– Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI: incide sobre todos os produtos industrializados, nacionais e estrangeiros, que são os resultantes de qualquer operação definida no Regulamento do IPI – Ripi como industrialização, mesmo incompleta, parcial ou intermediária.

– Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ: assim como o IRPF é cobrado de pessoas físicas, o IPRJ é voltado para as empresas, que devem transmitir ao governo federal suas informações sobre as movimentações fiscais e contábeis, comprovando assim o cumprimento dos deveres tributários na condição de pessoa jurídica. O pagamento é realizado através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais – Darf ou Documento de Arrecadação do Simples Nacional – DAS, dependendo do tipo de tributação, gerados pela Contabilidade dentro do período de apuração.

– Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins: é uma contribuição federal brasileira, de natureza tributária, incidente sobre a receita bruta das empresas em geral, que serve para financiar a seguridade social, a qual engloba a previdência social, a saúde e a assistência social.

– Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/Pasep: criados em 1970, durante a ditadura militar, são contribuições sociais devidas pelas empresas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.

– Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL: criada em 1988, trata-se de uma contribuição paga por empresas, sendo uma das fontes de recursos da seguridade social.

– Instituto Nacional do Seguro Social – INSS: é o imposto responsável por formar o patrimônio da Previdência Social. Em outras palavras, é uma espécie de “seguro público” cuja meta é possibilitar a aposentadoria, pensão, auxílio-doença, entre outros e fornecer benefícios aos cidadãos brasileiros.

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR: tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de imóvel por natureza, localizado fora da zona urbana do município.

Por sua vez, os impostos estaduais são:

– Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS: incide sobre a movimentação de mercadorias em geral, o que inclui produtos dos mais variados segmentos como eletrodomésticos, alimentos, cosméticos, e sobre serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

– Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores – IPVA: recai no patrimônio e é exigido pelos estados em face dos proprietários de veículos automotores, conforme sua própria denominação propõe. Trata-se de um tributo cobrado anualmente sobre o valor venal do veículo (conforme tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE), sendo que suas alíquotas variam de estado para estado.

– Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação – ITCMD: trata-se de um tributo de competência impositiva dos estados e do Distrito Federal, e tem sua previsão constitucional no artigo 155, inciso I, da Constituição Federal de 1988. No estado de São Paulo é abreviado por ITCMD, enquanto no estado do Rio de Janeiro é conhecido por ITD e, em Minas Gerais, ITCD. Independentemente da “sopa de letrinhas”, esse imposto tem por hipótese de recaimento a transmissão da propriedade de bens e direitos em decorrência do falecimento de seu titular (causa mortis) ou de doação.

E, por fim, os impostos municipais são três:

– Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU: segundo a Constituição Federal, deve observar os princípios constitucionais da legalidade, da capacidade contributiva, da igualdade, da proporcionalidade e o da proibição de confisco.

– Imposto sobre Serviços – ISS: incide sobre os serviços prestados mediante a utilização de bens e serviços públicos explorados economicamente mediante autorização, permissão ou concessão, com o pagamento de tarifa, preço ou pedágio pelo usuário final do serviço.

– Imposto de Transmissão sobre bens Imóveis e Direitos – ITBI: recai na transmissão do bem imóvel ou do direito real a ele relativo.

Para o profissional da Contabilidade, ter e manter uma educação fiscal se faz necessário para a promoção do controle e fiscalização da arrecadação dos recursos públicos, fomentando, assim, o respeito à dignidade humana e a democracia. Com educação fiscal, nasce a cidadania fiscal – e o contador é peça chave para fomentar o aprendizado sobre a função social dos tributos, os quais devem servir como instrumento de redistribuição da renda nacional e elemento de justiça social.

Da Redação do Portal Dedução