• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Semana de trabalho com quatro dias melhora saúde e desempenho de funcionários, aponta estudo

Pesquisa publicada em revista científica acompanhou quase 3 mil trabalhadores em seis países e identificou avanços no bem-estar físico, mental e na satisfação com o trabalho

Trabalhar quatro dias por semana e folgar três, sem redução salarial, pode melhorar não apenas a saúde dos funcionários, como também seu desempenho no trabalho. É o que aponta uma pesquisa publicada nesta segunda-feira na revista científica Nature Human Behaviour.

O estudo, conduzido por pesquisadores do Boston College, nos Estados Unidos, acompanhou 2.896 funcionários de 141 organizações distribuídas por seis países ao longo de seis meses. O objetivo foi entender como diferentes modelos de jornada afetam a saúde física e mental dos trabalhadores.

Para fins de comparação, os pesquisadores também analisaram outras 12 empresas que mantiveram a semana tradicional de cinco dias de trabalho.

Participaram do estudo profissionais dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Os pesquisadores avaliaram mudanças nos níveis de burnout, fadiga, qualidade do sono e desempenho profissional após a adoção da jornada reduzida.

Os salários dos funcionários que passaram a trabalhar quatro dias por semana foram mantidos como se ainda cumprissem a carga horária de cinco dias.

Segundo os dados apresentados, os trabalhadores que adotaram a semana de quatro dias relataram melhora no bem-estar físico e mental, além de um aumento na satisfação com o trabalho: efeitos que, de acordo com o estudo, não foram observados no grupo que manteve a jornada tradicional.

Aumento nas contratações
O estudo indica ainda que a redução da carga horária teve efeitos positivos também no recrutamento e na retenção de talentos. Um dos casos analisados, por exemplo, enfrentava dificuldades para atrair novos profissionais e passou a ter menos problemas após adotar a semana de quatro dias.

De acordo com os pesquisadores, isso se deve ao fato de que a redução dos dias trabalhados é altamente valorizada por quem está em busca de emprego. Alguns funcionários relataram, inclusive, que “nem mesmo um aumento salarial os faria voltar à semana de cinco dias”.

O relatório mostra que 90% das empresas que participaram da pesquisa e adotaram o novo modelo optaram por mantê-lo após o fim do estudo.

Limitações
Os pesquisadores reconhecem algumas limitações da pesquisa, como o fato de ela ter sido realizada com empresas que já priorizavam o bem-estar dos funcionários e vinham promovendo mudanças estruturais nesse sentido. Esse recorte, segundo eles, pode ter "inflado" os efeitos positivos observados com a redução da jornada.

Eles também ressaltam que os benefícios para a saúde física exigem mais tempo de acompanhamento para serem plenamente identificados.