• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Saiba como cadastrar contas no novo PIX Automático

Banco Central disponibilizou a nova função na última segunda-feira, mas especialistas já falam das próximas funcionalidades que o governo vai disponibilizar

Desde a última segunda-feira, 13, entrou em vigor o PIX Automático, uma nova modalidade criada pelo Banco Central, que permitirá aos consumidores fazer o pagamento de contas recorrentes de forma automática.

Em certa medida, o PIX Automático vai substituir o tradicional débito automático nos casos em que os bancos do cliente e do prestador de serviço forem diferentes. Até agora, o correntista de um banco A que mantinha em débito automático uma conta emitida por um banco B, obrigatoriamente precisará usar o PIX Automático

Segundo Banco Central, a adoção do Pix Automático tem o potencial de aumentar a competição, reduzir a inadimplência, elevar a eficiência de processos operacionais e diminuir os custos dos procedimentos de cobrança, benefícios que serão usufruídos pelos clientes.

Como funciona o PIX Automático

  • Para quem quiser pagar as contas recorrentes usando o PIX, deve seguir os seguintes passos:
  • Solicitar à empresa credora (de energia, gás, streaming, escola, academia, entre outros) que forneça uma chave PIX para cadastro;
  • A empresa pode fornecer um QR Code, ou mesmo um código para ser copiado e colado pelo cliente;
  • No aplicativo ou site do banco, o cliente irá acessar a área do PIX, fazer a leitura do QR Code ou colar o código;
  • Aparecerão os dados da empresa que receberá o pagamento, bem como informações sobre a periodicidade (mensal, semanal, trimestral, anual), data de início e término dos pagamentos e o valor máximo de cada débito;
  • Ainda na área do PIX do banco do cliente, será possível estabelecer outras configurações, como a possibilidade de uso de linhas de crédito oferecidas pelo banco no caso de não haver saldo suficiente disponível em conta;
  • Encerradas todas as configurações, o cliente autoriza o PIX Automático usando a senha do banco.
  • Cadastrada a conta para pagamento automático, o banco passará a fazer os débitos conforme estabelecido nas configurações de cadastro. Antes do pagamento ser realizado, o banco enviará notificações lembrando que será debitado o valor da próxima conta a ser paga.

A qualquer momento, os clientes poderão cancelar a autorização de pagamento e mesmo os agendamentos que estão por vir, diretamente pelo aplicativo ou site do banco.

Próximos passos do PIX

A próxima funcionalidade que o Banco Central deve disponibilizar é o PIX Parcelado. Na prática, muitos bancos já disponibilizam essa função, porém, mas ainda não é uma obrigação para todas as instituições financeiras e não possui um padrão único para todo o sistema.

Na avaliação dos sócios da área de direito bancário do Demarest, Marcus Fonseca e Fabio Braga, o PIX Parcelado será mais um instrumento e não irá substituir o cartão de crédito ou débito, ainda que as funções sejam semelhantes.

“Na prática, o banco pagará o lojista e dará a chance de seu cliente fazer o pagamento de forma parcelada”, disse Fonseca. Contudo, Braga lembra que todos os bancos deverão oferecer o futuro produto, respeitando o perfil de crédito de cada tomador.

Hoje, quando um lojista recebe um pagamento a prazo, o dinheiro só fica disponível em alguns dias. Para receber antes, é preciso pagar uma taxa para a administradora de cartão de crédito. Com o PIX Parcela, o lojista recebe na hora e quem estiver pagando poderá parcelar o valor.