• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Como ficam os investimentos na Poupança com a nova Selic?

De forma unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa Selic de 12,75% para 13,25% ao ano.

De forma unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa Selic de 12,75% para 13,25% ao ano. Essa decisão afeta diretamente o rendimento de aplicações de renda fixa. Por conta disso, muitos se perguntam como ficam os investimentos na poupança com a nova Selic.

Como ficam os investimentos na Poupança com a nova Selic? (Imagem: Montagem/FDR)

A taxa Selic está no maior nível desde dezembro de 2016, quando estava em 13,75% ao ano. Este foi o décimo primeiro aumento seguido na taxa básica de juros da economia.

A alta da taxa de juros aumenta o rendimento de investimentos de renda fixa, principalmente os atrelados à Selic ou CDI (que segue de perto a Selic).

Exemplos de aplicações afetadas pelo reajuste são os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) e títulos do Tesouro Direto ligados à taxa básica de juros (Tesouro Selic).

Como ficam os investimentos na poupança com a nova Selic?

O aumento da taxa Selic também impacta a caderneta de poupança, mas em menor intensidade. Isso porque, depois que a Selic fica acima de 8,5% ao ano, a rentabilidade desse investimento deixa de aumentar linearmente. Ou seja, o ganho fica congelado neste caso.

Quando a Selic está supera os 8,5% ao ano, o retorno da poupança se limita a 0,5% ao mês, ou 6,17% ao ano, mais a variação da TR (Taxa Referencial).
Já quando a taxa de juros está igual ou menor que 8,5%, o rendimento fica em 70% da Selic mais a TR.