• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

CFC lança Destinômetro para incentivar doações do Imposto de Renda a fundos sociais

O Conselho Federal de Contabilidade lançou, o Destinômetro – uma plataforma que apresenta, em tempo real, as doações feitas por pessoas físicas a dois importantes instrumentos de apoio social

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) lançou, nesta quinta-feira (12), o Destinômetro – uma plataforma que apresenta, em tempo real, as doações feitas por pessoas físicas a dois importantes instrumentos de apoio social: os Fundos da Criança e do Adolescente (FDCA) e os Fundos da Pessoa Idosa (FPI). A ferramenta tem como principal objetivo incentivar a destinação de parte do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para esses fundos solidários.

O Destinômetro é uma iniciativa da Vice-Presidência de Política Institucional do CFC, por meio da Comissão Nacional do CFC Voluntário, que conta com a parceria da Receita Federal, do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente, do Conselho Nacional da Pessoa Idosa e do Conselho Nacional de Justiça.

De acordo com a vice-presidente de Política Institucional do CFC, Dorgivânia Arraes, a ideia é sensibilizar os profissionais da contabilidade para que orientem seus clientes — tanto pessoas físicas quanto jurídicas — a realizarem doações ao longo de todo o ano. “Durante o período da declaração do IR, há uma visibilidade maior, mas a destinação pode ser feita de janeiro a dezembro, o que representa até 6% do imposto devido”, explica.

A plataforma ficará disponível no site do CFC e apresentará os valores atualizados à medida que os dados forem divulgados pela Receita Federal. A expectativa é que a exposição dos números incentive o aumento das doações. “Quando se mostra que o potencial de arrecadação chega a R$ 14 bilhões, mas apenas R$ 414 milhões foram destinados, percebe-se um grande desperdício de recursos que poderiam ser revertidos para políticas públicas sociais”, afirmou Dorgivânia.

Durante o período de entrega da declaração do Imposto de Renda — geralmente entre março e maio —, o contribuinte pode destinar diretamente 3% do imposto devido ao FDCA e mais 3% ao FPI. Após esse prazo, ainda é possível doar até o limite de 6% anual, mas o processo é diferente: a contribuição deve ser feita diretamente aos fundos, por meio de depósito, com posterior emissão de recibo e registro na Declaração de Benefícios Fiscais (DBF), para garantir a dedução no Imposto de Renda do ano seguinte.

O conselheiro e membro da Comissão do CFC Voluntário, Maurício Cândido, destaca que o Destinômetro contabiliza apenas os valores destinados durante o preenchimento da declaração. “Doações feitas diretamente aos fundos ao longo do ano não são computadas pela plataforma, o que significa que o montante real de recursos solidários pode ser ainda maior, caso haja maior conscientização da sociedade”, pontuou.

Os recursos arrecadados com as destinações já estão no Tesouro Nacional e são repassados às entidades entre julho e agosto. A aplicação desses fundos é voltada à assistência social, com foco em instituições sem fins lucrativos que atuam na defesa dos direitos da criança, do adolescente e da pessoa idosa.

O CFC espera que o Destinômetro ajude a mudar o cenário de baixa adesão à destinação de recursos. “O principal objetivo é contribuir com a assistência social e beneficiar as crianças, os adolescentes e os idosos do nosso país”, disse o conselheiro e coordenador do CFC Voluntário, Manoel Carlos de Oliveira Júnior.

A ferramenta não apenas amplia a transparência sobre os valores arrecadados, como também reforça o papel social da contabilidade e do cidadão na construção de um país mais justo. Para conhecer o Destinômetro e obter mais informações, clique aqui.