• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Calculadora da CBS inclui geração automática dos blocos de tributos e validação da estrutura dos documentos fiscais

Nova ferramenta facilita cálculos e validação de documentos fiscais, alinhada à reforma tributária

A Receita Federal apresentou na última quinta-feira (24) importantes avanços no projeto da calculadora da CBS, ferramenta essencial no novo modelo de cooperação entre o Fisco e os contribuintes no contexto da reforma tributária.

Durante a live de apresentação da calculadora da CBS, o Auditor Fiscal da Receita Federal, Ariel Bolzan, afirmou que a calculadora representa uma verdadeira mudança de cenário: “O fisco fornece um motor de cálculo oficial. O cálculo passa a ser padronizado, transparente, auditado“.

A ferramenta está disponível desde o dia 18 e pode ser integrada diretamente aos sistemas dos contribuintes, podendo ser utilizada localmente, dentro do próprio sistema do contribuinte, sem necessidade de comunicação constante via internet, o que é uma vantagem para os times de TI. A ferramenta também passou a incluir novas capacidades, como a geração automática dos blocos de tributos e a validação da estrutura dos documentos fiscais:

“Chamamos essas capacidades de assistente de emissão. O assistente de emissão significa dizer, além de olhar para o conteúdo, estar com o conteúdo cálculo correto, passamos a olhar também para a estrutura correta, ver se a estrutura do documento está correta“.

O gerente de desenvolvimento do Serpro, Fábio d’Ávila, apresentou na live as novas funcionalidades da calculadora da CBS, destacando seu papel no apoio à emissão de documentos fiscais. Ele explicou que a calculadora já era capaz de fazer o cálculo dos tributos, mas agora passou a contar também com funções de geração e validação de XMLs, alinhadas ao novo modelo tributário da reforma.

Durante a apresentação, Fábio mostrou como é possível simular uma operação de consumo e obter:

  • Geração automática dos blocos de tributos prontos para serem inseridos na Nota Fiscal Eletrônica modelo 55;
  • Cálculo detalhado dos tributos (CBS, IBS e IS);
  • Memória de cálculo completa.

Além disso, ele destacou a nova funcionalidade de validação, que permite ao usuário editar o XML gerado, submeter à validação e, caso existam erros, receber mensagens claras com indicação das linhas problemáticas, o que era uma demanda do público:

“Era uma crítica que havia ao simulador. Precisava saber exatamente que linha que havia problema. Então, a gente se preocupou em entregar um componente que permitisse ter essa informação de um jeito mais simples“, disse.

Caráter colaborativo

Durante a live, foi destacado o caráter colaborativo do desenvolvimento da reforma tributária, envolvendo Secretarias de Fazenda dos estados e administrações tributárias dos municípios, com foco na integração federativa. Foram antecipadas duas entregas importantes, como relatou o chefe do Escritório de Projetos da Receita Federal, André Luis:

  • Integração de ambientes: agora é possível realizar testes com documentos fiscais tanto via simulador quanto diretamente a partir do ambiente nacional de homologação de notas fiscais;
  • Aprimoramentos na calculadora da CBS: Inclui validador de documentos fiscais e gerador de blocos da CBS. A versão beta também foi disponibilizada ao público em geral, promovendo transparência e preparação para os novos sistemas.

Com informações Portal da Reforma Tributária