• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Prazo de entrega das Declarações do Imposto Territorial Rural começa na segunda-feira, 11

Novidade este ano é o serviço web que dispensa o download do programa gerador. Expectativa é de mais de 6 milhões de envios até a data final, dia 30 de setembro

Começa na segunda-feira, dia 11 de agosto, às 8h, o prazo de envio do Imposto Territorial Rural (DITR 2024). Proprietários, titulares de domínio útil e possuidores de propriedades rurais de todo o país têm até as 23h59 do dia 30 de setembro para enviarem suas declarações.

Neste ano, o Serpro, que desenvolve a tecnologia utilizada pela Receita Federal, trouxe uma inovação importante: um serviço web que dispensa o download do programa gerador. O preenchimento pode ser feito na opção "Minhas Declarações do ITR" no Portal de Serviços da Receita Federal.

“A declaração poderá ser preenchida, interrompida e retomada em qualquer hora e lugar, por qualquer dispositivo com acesso à internet, bastando utilizar o login do portal de serviços do governo, o gov.br. O procedimento ficou mais simples, atendendo inclusive aos contribuintes que não possuem familiaridade com tecnologia”, explica a diretora de Negócios Econômico-Fazendários do Serpro, Ariadne Fonseca.

Segundo a diretora, a empresa pública fará o monitoramento permanente das entregas, com uma sala de acompanhamento que fará a leitura de indicadores e métricas, realizando, se necessários, ajustes preventivos de infraestrutura.

Cálculo

O imposto varia de acordo com o tamanho da propriedade e seu grau de utilização. Quanto maior a terra, maior o imposto a ser pago. No entanto, quanto mais utilizada a área, com atividades de agricultura ou pecuária, menor a tributação. São excluídas do cálculo do ITR as áreas com algum tipo de proteção ambiental e as cobertas por florestas. O ITR também não precisa ser pago quando incide sobre a propriedade de pequena gleba rural (desde que o proprietário não possua outro imóvel rural ou urbano) e de terrenos rurais de instituições sem fins lucrativos de educação e assistência social, quando utilizados na atividade-fim.

Também estão sujeitas à obrigação as pessoas físicas ou jurídicas que, entre 1º de janeiro de 2025 e a data da entrega do ITR 2025, perderam a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade devido à transferência ou incorporação do imóvel rural ao patrimônio do expropriante. O pagamento do ITR é condição necessária para a venda do terreno rural e a obtenção de financiamentos.