• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Portal DFe adota login gov.br para consultas e reforça segurança contra acessos automatizados

O Portal dos Documentos Fiscais Eletrônicos (DFe) anunciou a adoção obrigatória do login pela plataforma gov.br para as principais consultas disponíveis no sistema

O Portal dos Documentos Fiscais Eletrônicos (DFe) anunciou a adoção obrigatória do login pela plataforma gov.br para as principais consultas disponíveis no sistema.

A mudança substitui o uso do Recaptcha, mecanismo tradicionalmente utilizado para impedir acessos automatizados, e reforça a política de segurança do portal.

Até então, o Portal DFe operava com três formas de autenticação: Recaptcha, login gov.br e certificado digital. O Recaptcha era aplicado principalmente às consultas mais simples, enquanto o certificado digital e o gov.br eram exigidos para operações mais sensíveis.

No entanto, a evolução das tecnologias de inteligência artificial e o surgimento de rotinas que burlam o Recaptcha reduziram a eficácia do recurso, levando à decisão de substituí-lo.

Com a mudança, todas as consultas realizadas por pessoas físicas passarão a exigir login via gov.br, enquanto as consultas de pessoas jurídicas continuarão sendo feitas com certificado digital.

A Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS) explica que o Portal DFe é voltado a contribuintes emitentes e destinatários de documentos fiscais eletrônicos e não foi projetado para interações automáticas entre máquinas.

O objetivo é garantir a segurança e integridade das informações fiscais, evitando que consultas massivas formem bancos de dados paralelos com informações públicas.

Segundo o comunicado, o gov.br é considerado o “padrão ouro” em segurança digital no governo federal, adotado por órgãos das três esferas da administração pública. A autenticação única também trará mais praticidade: após o primeiro login, o usuário poderá acessar diferentes serviços sem precisar autenticar novamente por um período determinado.

Nos próximos meses, o portal deve implementar mecanismos adicionais de verificação de uso humano e controle de cotas de acesso por período, a fim de evitar o uso indevido de logins e senhas da plataforma gov.br.

Para casos que exigem consultas massivas e automáticas, o ENCAT e a SVRS lembram que existem WebServices específicos destinados a esse tipo de integração, como o serviço de consulta de Cadastro da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que pode ser acessado com certificado digital e sem restrições de uso.