• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

São Paulo estabelece autorregularização de ISSQN para NFS-e

Portaria SEFAZ Nº 43/2025 disciplina regularização e fiscalização de notas fiscais de serviços eletrônicas de contribuintes do Simples Nacional

A Secretaria da Fazenda de São Paulo publicou a Portaria SEFAZ Nº 43, de 10 de outubro de 2025, publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (13), estabelecendo regras e procedimentos de autorregularização do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e disciplinando a Fiscalização Programada relativa a Notas Fiscais de Serviços eletrônicas (NFS-e) emitidas e não declaradas no PGDAS-D por contribuintes optantes do Simples Nacional.

De acordo com a portaria, será emitida comunicação por meio do Domicílio Tributário Eletrônico – DTE Municipal aos contribuintes ou responsáveis que emitiram NFS-e no Sistema ISISS, abrangendo o período de janeiro de 2021 a dezembro de 2024, com o objetivo de permitir a autorregularização, conforme prevê o Decreto Nº 21.328, de 7 de outubro de 2022.

A portaria também prevê que, caso sejam identificadas NFS-e com fato gerador posterior ao período de janeiro de 2021 a dezembro de 2024 e que não tenham sido declaradas no PGDAS-D, essas poderão ser incluídas na mesma comunicação de autorregularização.

Prazos e procedimentos

Os contribuintes ou responsáveis que não realizarem a autorregularização dentro do prazo de 60 dias contados a partir do recebimento da comunicação ficarão sujeitos ao início do procedimento fiscal no Regime de Fiscalização Programada.

O regime de fiscalização programada permite à Secretaria da Fazenda identificar e cobrar créditos tributários de forma sistemática, priorizando contribuintes com pendências em relação às declarações de ISSQN e NFS-e emitidas, mas não informadas no PGDAS-D.

Impacto para os contribuintes do Simples Nacional

A medida reforça a necessidade de regularização de informações fiscais por parte dos optantes do Simples Nacional, garantindo a conformidade com a legislação municipal e evitando autuações futuras.

Segundo a portaria, a comunicação via DTE Municipal tem caráter formal e oficial, e o não atendimento ao prazo estipulado resultará no início automático do procedimento fiscal.

Orientações aos contribuintes

A Secretaria da Fazenda orienta que os contribuintes:

  • Confiram a emissão de todas as NFS-e no período de 2021 a 2024;
  • Realizem a autorregularização no prazo de 60 dias a partir do recebimento da comunicação via DTE;
  • Incluam, se necessário, NFS-e com fato gerador posterior no mesmo processo de regularização;
  • Acompanhem o andamento do procedimento fiscal, caso não efetuem a autorregularização.

O objetivo da medida é facilitar a conformidade tributária e reduzir a necessidade de processos administrativos ou autuações decorrentes de informações incorretas ou omissas.