• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Tribunal confirma cálculo proporcional de CSLL após MP 413/2008

O CARF decidiu, manter a cobrança de crédito tributário contra uma instituição financeira, ao confirmar a necessidade de proporcionalizar o aproveitamento da base de cálculo negativa

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) decidiu, por unanimidade, manter a cobrança de crédito tributário contra uma instituição financeira, ao confirmar a necessidade de proporcionalizar o aproveitamento da base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) diante da mudança de alíquota ocorrida em 2008.

A controvérsia teve origem na Medida Provisória nº 413/2008, que elevou a alíquota da CSLL para instituições financeiras de 9% para 15%, a partir de maio daquele ano. No caso analisado, a empresa compensou integralmente a base negativa de períodos anteriores apenas no período de maio a dezembro de 2008, sujeito à nova alíquota, sem distribuir a compensação proporcionalmente entre os dois intervalos do ano.

A fiscalização entendeu que essa compensação integral no período de maior alíquota gerou uma distorção no valor efetivamente recolhido. O contribuinte alegou que não há dispositivo legal que obrigue à proporcionalização da base negativa, sustentando que o auto de infração carecia de fundamentação legal adequada. Argumentou ainda que, diante da dúvida, deveria prevalecer a interpretação mais favorável ao contribuinte, nos termos do artigo 112 do Código Tributário Nacional.

O relator afastou os argumentos. Segundo ele, a necessidade de proporcionalizar a base negativa é consequência lógica da majoração da alíquota pela MP nº 413/2008. A compensação proporcional entre os períodos de janeiro a abril e de maio a dezembro, conforme o relator, visa apenas respeitar as alíquotas distintas aplicáveis em cada fase do ano.

Referência: Acórdão CARF nº 1301-007.855

1ª SEÇÃO/3ª CÂMARA/1ª TURMA ORDINÁRIA

Faça aqui o download do acórdão: Decisao_16327720843201144