• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

MDIC define novos limites de renúncia fiscal para modernização industrial

O MDIC publicou a Portaria GM/MDIC nº 281 em 23 de outubro de 2025, que entrou em vigor em 28.out.2025

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) publicou a Portaria GM/MDIC nº 281 em 23 de outubro de 2025, que entrou em vigor em 28.out.2025 e estabelece novos limites de renúncia fiscal para empresas que investem em máquinas, equipamentos e outros ativos fixos em setores estratégicos da economia brasileira.

Segundo o MDIC, a medida tem como objetivo incentivar a modernização dos equipamentos industriais, impulsionar o crescimento econômico e fortalecer a competitividade do país em áreas estratégicas.

A portaria oferece cotas diferenciadas de depreciação acelerada, permitindo que empresas qualificadas reduzam a base de cálculo do Imposto de Renda aplicando depreciação mais rápida em novos equipamentos. O limite anual de renúncia fiscal por atividade econômica foi fixado em R$ 200 milhões, enquanto o teto total para todos os setores é de R$ 1,7 bilhão.

Entre os setores beneficiados estão indústrias de alimentos, têxtil, vestuário e calçados, madeira, metal e máquinas, produtos farmacêuticos, químicos, biocombustíveis, móveis, construção civil, obras de infraestrutura e transporte terrestre.

A nova portaria substitui a GM-MDIC nº 439/2024, simplificando as regras para empresas que desejam aproveitar os benefícios da depreciação acelerada.