• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Filhos de vítimas de feminicídio terão direito à pensão especial

O governo federal criou, por meio de Lei, uma pensão especial de um salário-mínimo. O Decreto que regulamentou a lei, entrará em vigor em 29 de novembro de 2025.

Pesquisas mostram que, em 2024, cerca de 1.500 mulheres foram vítimas de feminicídio. Já em 2025, o Mapa de Segurança Pública aponta que quatro mulheres por dia sofrem este crime no Brasil. E, para amparar os filhos e dependentes menores de vítimas de feminicídio, o governo federal criou, por meio de Lei, uma pensão especial de um salário-mínimo. O Decreto que regulamentou a lei, entrará em vigor em 29 de novembro de 2025. Veja os detalhes a seguir.

O que é o crime de feminicídio?

Feminicídio é o crime praticado pela razão da vítima ser do sexo feminino. Pode ser violência doméstica e familiar ou quando há um menosprezo ou discriminação por ser mulher.

Quem tem direito à pensão especial por crime de feminicídio?

Têm direito à pensão especial por crime de feminicídio os filhos e dependentes menores de 18 anos, desde que a renda familiar per capita seja igual ou inferior a ¼ do salário-mínimo, ou seja, R$ 379,50 por pessoa. Se tiver mais de um filho ou mais de um dependente, o valor é dividido em partes iguais entre eles.

Também tem direito o enteado, criança e adolescente sob a guarda provisória ou definitiva, ou tutela, da pessoa que morreu. Neste caso, o dependente precisa comprovar a dependência econômica em relação à vítima de feminicídio.

Qual é o valor da pensão especial para filhos e dependentes de vítimas de feminicídio?

O valor da pensão especial para filhos e dependentes de vítimas de feminicídio é de um salário-mínimo.

Quais os documentos necessários para solicitar a pensão para filhos e dependentes de vítimas de feminicídio?

Para solicitar a pensão, é preciso apresentar ao INSS, entre outros:

  • cadastro no CFP;
  • documento com foto da criança ou adolescente dependente ou certidão de nascimento;
  • registro no CadÚnico;
  • documentação que comprove a prática de feminicídio: decreto da prisão preventiva, ou conclusão do inquérito policial, ou oferecimento de denúncia, ou a sentença penal condenatória transitada em julgado.

Autor do crime não pode solicitar a pensão

É importante destacar que é proibida a representação dos filhos e dos dependentes pelo autor, coautor ou partícipe do crime, para fins de recebimento e administração da pensão especial.

Criança sob a guarda do Estado também tem direito

Se a criança ficou sob tutela do Estado, o benefício também será concedido. Neste caso, será depositada em uma conta bancária e a movimentação só poderá acontecer quando a criança:

  • for reintegrado em família ampliada;
  • for colocado em família substituta; ou
  • completar 18 anos, ressalvada decisão da autoridade judiciária competente que autorize a movimentação.