• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Através da nossa metodologia de trabalho, conhecimento e ferramentas, você empresário, irá compreender que nós seremos um parceiro fundamental para o seu negóicio.

    Nosso trabalho é voltado para a gestão da sua empresa visando facilitar as tomadas de decisão e permitindo que você foque apenas em seu negócio.

    Quer crescer mais? Conte conosco!

    Orçamento para abertura de sua empresa Orçamento para assessoria mensal

Notícia

Receita Federal reafirma vedação de créditos de PIS/Cofins para seguros de armazenagem

A RF, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 231, esclareceu que importadoras e revendedoras não podem apurar créditos básicos da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins sobre despesas com seguros de armazenagem

A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 231, esclareceu que importadoras e revendedoras não podem apurar créditos básicos da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins sobre despesas com seguros de armazenagem. A decisão, vinculada parcialmente à Solução de Consulta COSIT nº 43, de 2017, baseia-se na interpretação de que tais despesas não integram o valor de armazenagem das mercadorias.

A consulta foi apresentada por uma empresa dedicada à importação e comércio atacadista de resinas termoplásticas, que questionava a possibilidade de considerar despesas com seguros de armazenagem como créditos de PIS/Cofins. A Receita Federal reiterou que, para a atividade comercial, os créditos são limitados aos bens adquiridos para revenda, não abrangendo insumos, conforme o inciso II do artigo 3º das Leis nº 10.637/2002 e nº 10.833/2003.

O entendimento da Receita Federal está alinhado ao Parecer Normativo Cosit/RFB nº 5, de 2018, que afirma a inexistência de insumos na atividade comercial, e à Súmula CARF nº 234, que reforça a vedação de créditos de insumos para atividades de comércio. A decisão destaca que, embora o seguro de armazenagem possa beneficiar indiretamente o proprietário das mercadorias, ele não se qualifica como insumo ou custo de armazenagem para fins de crédito.

A Solução de Consulta COSIT nº 231 também esclarece que, mesmo que os valores de seguros estejam segregados no contrato de logística, eles não são elegíveis para créditos de PIS/Cofins, pois não são considerados parte dos custos de armazenagem. A decisão enfatiza a necessidade de discriminação clara dos valores contratuais para a correta apuração de créditos, mas reafirma a exclusão dos seguros dessa possibilidade.

Referência: Solução de Consulta COSIT n° 231-2025

Data da publicação da decisão: 24/11/2025

CLIQUE AQUI e faça o download da decisão